quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

SÉRIE RAMPAS POR AÍ A FORA PARTE IX - VALADARES


Acharam que era a Ibituruna né? Nananinanão. É Valadares em Juiz de Fora/MG em Abril de 2005.

A Valadares em questão é um distrito de Juiz de Fora/MG que fica às margens da BR 267 em direção ao Sul de Minas Gerais. No local não tem sinal de nenhuma operadora de celular. O Vilarejo deve ter no máximo uns 300 habitantes e não existe estrada para subir a rampa, o que significa que a subida é totalmente feita a pé (com os 25 kg da mochila do parapente nas costas óbviamente) e dura aproximadamente 1 hora e meia!

E o mais impressionante: fiz isso várias vezes para voar! Aliás, eu e mais um monte de gente que, na falta de lugar melhor e mais perto, encarava todas essas roubadas para voar.

O Vôo em si é bom, em que pese o desnível não ser muito grande (270 metros). Decolagens de Sudeste a Norte fazem com que, raramente, a subida não termine com um belo voozinho. Térmicas fortes e bicudas são comuns durante todo o ano; já marquei térmica de 7 m/s no lugar escutei histórias de térmicas ainda mais fortes. As possibilidades de Cross country são imensas; existem rotas faceis e para vários quadrantes e gostos. O que falta ao local é uma estrutura mínima para que esta seja realmente a rampa em Juiz de Fora.

É incrível, mas tenho excelentes lembranças dos vôos, das caminhadas morro acima e sobretudo das boas risadas após a subida junto com os amigos.

Um comentário:

Junie disse...

Mais uma opinião pelo email...

Querido minerim: Paz!
Passei pra conhecer o 'blog' e fui correndo conferir se havia uma
lembrança do meu RJ em suas andanças... e SIM!!! Cá está a Pedra -SEMPRE-
Bonita em seu roteiro de rampas!
Boas palavras tb vi registradas nesse espaço internáutico, gostei!
Rezo prá ter uma gota dessa sua coragem aventureira para me lançar nos
ares e ter novas sensações!!
Por enquanto, me contento com as palavras boas... Bjs, felicidades a toda
família!
Em paz. Com Deus.
ps: não consegui postar o comentário, pois nao tenho conta/senha.... :(