segunda-feira, 24 de março de 2008

O Swing Mistral 5 - Minhas impressões


Foto: Swing


Na última Sexta 21, fiz meus primeiros vôos com a minha nova vela - um Swing Mistral 5 (LTF 1-2 EN B). Foram aproximadamente 1 hora e meia voando; primeiro em condições termais fortes, depois um pouco mais fracas;por fim, um lift de fim de tarde.
Em que pese o fato de eu não me sentir apto a dar um parecer técnico acerca do parapente, sinto-me bastante a vontade em falar das minhas impressões usando como parâmetro outros parapentes em que já voei. A propósito, acho que se esse hábito fosse adotado por todos os pilotos que trocassem a asa, acrescentaria-se muito em termos de cultura esportiva e técnica a comunidade do vôo livre em geral. Talvez as pessoas evitem fazer uma colocação elogiosa ou uma crítica a um parapente, no receio de serem interpretadas como "garoto(a)- propaganda" ou crítico(a)de uma marca. A minha opinião é que se cada piloto tornasse público suas impressões acerca do parapente que voa, a escolha na hora da troca seria mais fácil e mais criteriosa. Certamente há mercado para todo mundo e qualidades e defeitos em todos os paracas. Precisamos descobri-los no intuito de achar aquele que combine mais com o que buscamos.



foto: Swing


Após o prólogo de praxe, vamos ao que interessa: O Mistral 5.
Na Sexta, cheguei na Serra da Moeda em BH por volta das 09:30 com o objetivo de fazer algum controle de solo com a minha nova vela antes de voar. Ansioso como uma criança que acaba de ganhar um brinquedo, tratei logo de abrir o paraca no pouso para infla-lo. Logo notei o acabamento caprichoso da Swing. Costuras, painéis e design me impressionaram muito positivamente. Velcro na ponta dos estabilizadores, borracha anti-derrapante nos batoques são bons e úteis "acessórios".
Seguindo a nova onda, o Mistral 5 também não tem linhas "D". São três tirantes (A, "baby A", B e C); o caso é que o tirante C vem com o que vou chamar de "Baby C": um pequeno tirante que nasce do C principal e que morre nas linhas do centro da vela; eu e outros piltos fizemos várias suposições a respeito de sua utilidade - resguardar um pedaço da vela do efeito do acelerador, diminuir arrasto, fazer com que o freio não atue (ou atue menos) no terço central da vela; poderia até o tal "Baby C" ser apenas uma solução da Swing para a ausência do "D" e aí ele não seria um "Baby C" e sim um "Pseudo D"... enfim, foram várias suposições sem que no entanto chegássemos a um consenso. Até o momento o manual do Mistral 5 está disponível apenas em Alemão, o que limita em muito a minha curiosidade.
O Mistral 5 tem ainda uma linha que atravessa toda a vela, por entre as células, no terço próximo ao bordo de fuga. Essa fita foi considerada por todos que a viram, consensualmente, um estabilizador da vela.

A INFLADA: O Mistral 5 é uma vela muito tranquila na inflada. Não sobe rápida demais, o que me pareceu uma qualidade bastante importante já que o ventão estava razoavelmente encorpado no dia de nossa estréia. Talvez na ausência de vento na decolagem essa peculiaridade se torne um defeito. De toda forma, nunca fui chegado em velas que sobem de forma brusca e rápida demais. Neste quesito, ponto para o Mistral 5.

O VÔO: Comandos precisos e honestos, sem nenhuma dose exagerada de conforto que prejudique o feedback necessário para a pilotagem ativa, o Mistral 5 me pareceu uma vela muito bem equilibrada, com uma certa tendência a esportividade. Os comandos não são muito macios e o seu curso de freios é compatível com o de um LTF 1-2: longo e tolerante.
O visual é um detalhe à parte; como haviam dois Mistral 5 voando na Moeda (deve ser a única rampa do mundo nesse momento em que voam dois Mistral 5 juntos) tive a oportunidade de ver a vela em vôo também; o shape do Mistral 5 é muito moderno e me lembrou muito as fotos que vi do Sport 4 da Airwave, com grande arqueamento e tensionamento dos estabilizadores que dão a vela um visual bem diferente.

RENDIMENTO E SEGURANÇA:Tive a impressão de que a vela perde pouco ( ou menos do que eu imaginava ) durante as turbulências e movimentos do Pitch, mas essa é uma impressão que eu ainda preciso confirmar. A velocidade de mãos altas é satisfatória e compatível com uma 1-2 moderna; porém, ao usar o acelerador tomei um "bom" susto: a vela acelerada rende MUITO com uma taxa de queda muito boa para a classe. É o tipo de vela que faz com que o piloto use o acelerador com frequência; acelerada, é bem estável e rende muito bem, um binômio difícil de ser encontrado na classe, convenhamos. OU a vela é estável acelerada OU rende bem. O Mistral 5 é estável e rende, com um afundamento muito honesto para a classe.
Peguei uma condição bem pauleira numa aproximação e a vela reagiu muito bem respondendo prontamente aos comandos, mostrando velocidade adequada para encarar o ventão na final e resistência a colapsos - não sofri sequer uma orelhinha e posso garantir que uma fechada eventual não estaria fora do script para a condição. Foi uma boa impressão do comportamento da vela.

RESUMO FINAL: O Mistral 5 é uma vela com performance digna dos novos e modernos 1-2. Não é a primeira vela para um piloto; trata-se talvez, de uma vela para quem voa de LTF/DHV 2 e quer fazer um bom Downgrade sem perder performance ou para o piloto que quer começar a colocar um pouco mais de tempero em seus vôos de fim de semana. No cross, acho que vai acompanhar tranquilamente o povo do pelotão "intermediário".
Eu fiquei muito satisfeito com o paraca; atendeu plenamente minhas expectativas iniciais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Zuzu,fico feliz de ver que tenho um amigo escrito,que domina tão bem as palavras.Parabéns pela vela!

Anônimo disse...

Faaaaaaaaaala Sinhôzinho cara pálida...huahuahuahua!
Apareça mais véio!
[]s e obrigado!

Unknown disse...

Acabo de pegar um Mistral 2.24 DHV-1/2 embora seja iniciante preferi pegar essa pq devo evoluir rapido, ja que ta rolando dedicacao.
Conhece esta vela, o que acha dela?
Forte abraco.

Junie disse...

Olá Ricardo,
Não conheço o Mistral 2. Em que pese ser uma vela um pouco antiga, se tiver o pedigree do Mistral 5 certamente é uma boa vela :-D
Um abraço