quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Swing Astral 6 - minhas impressões.


Eu decolando em Leopoldina com o brinquedo

Como prometido, posto então as minhas impressões sobre o Astral 6 , novo LTF 2 da Swing . Não custa lembrar que, como as impressões postadas sobre o Mistral 5, esse post tem por objetivo listar aquilo que pessoalmente considerei importante para que cada um possa formar seu juízo de valor a respeito do parapente. Reitero que seria bom ver mais pilotos fazendo a mesma coisa.


APARÊNCIA, MATERIAL E ACABAMENTO:
O Astral 6 é um parapente completamente diferente da grande maioria dos LTF 2/ EN C. Com um enorme arqueamento e um alongamento superior a todos os outros LTF 2 e a maioria dos LTF 2-3 lembra o shape de velas mais avançadas e performáticas. Devo confessar que quando vi a primeira foto do proto, imaginei que por algum engano tivesse recebido a foto do WRC, competition da Swing. Naquele momento não poderia imaginar que a Swing tivesse já em fase final de testes uma vela com aquela configuração para substituir o Astral 5.
O novo design de cores da Swing agrada pela sobriedade e estética.
Os tecidos do Astral 6 são mais leves do que os do seu antecessor. A Swing usou tecido de 41 g/m² no extradorso e 35 g/m² no intradorso. No Astral 5, o tecido era 44 g/m² no extra e no intradorso. Ao que parece, os ganhos de segurança e performance com tecidos mais leves fazem com que a regra no projeto de novos parapentes seja a busca por tecidos mais leves e de boa qualidade.
No acabamento nenhuma novidade, o que é excelente: manteve-se o padrão "Swing" de qualidade o que é sinônimo de excelente acabamento. O Mistral 5 já era uma vela muito bem acabada e o Astral 5 que eu tive em mãos até chegar o 6 também era.


DECOLAGEM:
6.4 de A/R! É muito.
A expectativa gerada por uma vela muito mais alongada dos que seus concorrentes da mesma classe foi grande. Devo confessar que imaginei uma decolagem muito mais dificil do que é de fato. Trata-se na verdade de uma vela dócil na decolagem. Guarda as características que pude admirar no Mistral 5 e no Astral 5 de decolagem sem sobressaltos. Obviamente, não decola como uma vela 1, mas ainda assim é muito fácil de decolar. Se fosse definir em uma só palavra a decolagem do Astral 6 diria que ela é antes de qualquer outra coisa intuitiva.



O Ari Rosa do ES, também amarradão com o seu Astral 6.

O VOO:
6.4 de A/R! É muito. (2)
À primeira vista, é impossível não imaginar como se comporta uma vela com homologação LTF 2 e alongamento superior a imensa maioria dos 2-3. Também impossível não supor que a vela tenha reações diferentes das de uma vela LTF 2 "normal". As suposições e temores caem por terra no primeiro voo. A primeira e mais óbvia constatação é a de que a vela é extremamente performática. Voa muito! Rápida sem ser desajeitada em térmicas. Aliás, sobe surpreendentemente fácil.
Os comandos são mais macios do que os de um Astral 5 ou Mistral 5. Os cursos de freios são longos e relativamente tolerantes.
Até o momento tenho aproximadas 10 horas de voo com o brinquedo e ainda não tomei nenhum colapso no qual pudesse avaliar as reações da vela pós colapso. Mas devo afirmar que até agora nenhuma reação da vela me pareceu ser mais exigente do que devem ser as reações de um LTF 2.
O planeio da vela é surpreendente, assim como a velocidade. Notícias pipocam dando conta de que a vela anda voando mais do que velas de categorias superiores, fato que pude atestar em algumas ocasiões.
Homologada a vela, não restou nehum traço do grande arqueamento e o enorme alongamento - 6.4 de A/R! É muito (3), a não ser na performance e em um pequeno detalhe: as orelhas não se abrem com tanta facilidade como em outras velas da classe. Coisa de vela com 6.4 de A/R!


Esse é o Ricardo de Juiz de Fora, mais um apaixonado pelo brinquedo.


RESUMO:
O Astral 6 marca época ao atingir um novo patamar de alongamento e arqueamento para velas de homologação 2. Será certamente referência para os próximos LTF 2 a serem lançados.
Trata-se de uma vela muito bem cuidada em seu projeto e que atingiu objetivos improváveis para velas LTF 2. A Swing divulga um L/D de 9.7 e velocidade final de 53 Km/h, mas a frieza dos números não são competentes para traduzir tudo que esse parapente parece representar em termos de evolução para pilotos "comuns" como eu.
Se você voa em um Astral 6 e quer fazer alguma correção ou incluir alguma outra impressão que tenha passado desapercebido no post, fique a vontade. E se você não voa mas tem interesse em saber mais também fique à vontade.

12 comentários:

Maurynhho disse...

how valeu mano !

Unknown disse...

muito interessante esse tipo de avaliaçao, espero seja costumaz e outros tbm o façam, obrigado!!

Junie disse...

Toninho,
Obrigado a vc irmão! Fico feliz em ter sido de alguma forma útil.
Um abraço e volte sempre :-D
Junie

Ricardo JF disse...

Amigo Junie,
não poderia deixar de registrar aqui minhas impressões sobre o Astral 6. Embora seja um voador pouco experiente e esta seja minha primeira DHV2, tenho a certeza de que não existe vela, desta categoria, mais performática. Diria que meus voos melhoraram muito desde que fiz a aquisição da minha, mas estaria mentindo, pois acredito que só comecei a voar agora.

Junie disse...

Ricardo,
Blz brother?

Precisamos colocar os brinquedos pra voar juntos :-D

Cara, como em qualquer upgrade de vela, é preciso ser conservador no início. Devagarzinho vc vai longe com a máquina!
Vamos combinar o voo aí irmão!

Grande abraço
Junie

Anderson Maurilio de Carvalho disse...

Grande Junie, to vendo que vou ter que entrar pra familia Astral, meus grandes amigos vão me deixar pra traz na tirada, a vela é muito show, vamos arrebentar e bater os recordes das rampas de Leopoldina e Pedra do Relogio, conto com vcs e vou no vagão, hehehehehehehee

Em busca da Térmica Perfeita

Anderson Carvalho

Junie disse...

Carvalho meu irmão,
Estamos juntos brother! E vamos juntos nas tiradas!
abração e obrigado
Junie

Anônimo disse...

Oi Junie,
Sou piloto de parapente e voo à cerca de 5 anos, vivo nos Açores - Portugal. Adorei o teu comentário sobre a Asral 6, tou a pensar trocar a minha Astral 5 e a 6 é uma hipotese. O que procuro na nova asa para além da segurança claro e alguma performance, é "maneio" resposta rapida e precisa da asa.à cerca de um ano atrás voava com uma Magic 5 (2/3 da Airwave) mas infelizmente tive um pequeno acidente o que me fez repensar algumas coisas, mas isto é passado, agora o que procuro é a quela resposta da asa que tinha na Magic, quando punha freio, a asa respondia de forma rapida e precisa, dava-me muito prazer voar com aquela asa por isto mesmo, não era a velocidade nem o planeio ( que não eram nada maus), a asa era nervosa e com alguma tendência aos frontais mas se estivesse atento e com os manobradores na mão, era facil controlar porque a asa respondia, a Astral 5 é exelente asa, muito segura mas com algum défice na resposta ao comando, quando ponho freio ou corpo a asa geme, pensa um pouco, e dá a volta lá na esquina, tou a ser um pouco exagerado,mas é o que sinto.
Se tu que passas-te da Astral 5 para a 6 ou o pessoal ai do outro lado do Atlântico me puderem ajudar a perceber se a nova asa melhorou neste aspecto, agradecia desde já.
Bons voos e um abraço do meio do Atlântico
Se quiserem ver algumas fotos cá do rochedo www.parapenteacores.blogspot.com
Jantonio

Junie disse...

Olá Jantonio,
É com prazer que lhe respondo, agradecendo ainda a visita do patrício. Estive no seu blog e me impressionei com as fotos. São todas dos Açores? Lindo lugar que já está na minha lista de prioridades para conhecer.

Vamos as suas dúvidas e ao que posso ajudar. Nunca voei o Magic 5, motivo pelo qual não me sinto apto fazer uma comparação entre as velas. Mas em relação ao Astral 5, tenho certeza de que vc se surpreenderá com a velocidade da vela. Ela é o que nós aqui no Brasil convencionamos chamar de uma vela "Arisca". Responde bem e muito rapidamente aos comandos. E é muito precisa sem restar essa sensação de que tem um delay muito grande entre o comando e a resposta.
Não vira "lá na esquina" não :-D
O Astral 6 tem uma pilotagem bem diferente do Astral 5. At´o momento houve somente um pequeno incidente em uma decolagem trabalhosa que poderia ter redundado em um front. Mas a vela foi muito tranquila e mais uma vez, tive certeza de que o projeto foi muito bem trabalhado, pois o alongamento e as respostas da vela sugerem que as panes seriam muito mais trabalhosas do que são de fato.

Jantonio disse...

oi Junie,
Obrigado pela resposta, vou me manter atento aos comentários sobre a asa para depois decidir, ainda ontem falava com um piloto Alemã que por cá apareceu e já testou a asa e ele disse-me que a asa em voo é simplesmente expectacular o unico aspecto negativo que ele encontrou foi no controlo da asa no chão. Nos cá nos Açores como somos poucos, Cerca de 20-30 pilotos a voar regularmente, não temos a possibilidade de testar as asas antes de as comprarmos, não há revendedores, logo é muito importante obter informações de outros pilotos.
Em relação ao meu blog, as fotos são todas da ilha de São Miguel onde vivo, é a maior ilha do arquipelago dos Açores, com 9 ilhas no total.
Podes ver mais fotos minhas aqui -http://picasaweb.google.com/jaacamara , são na sua grande maioria dos Açores excepção a 2 pastas com fotos da Madeira.
"Deves" sem duvida ver o site do nosso clube- www.asassaomiguel.com lá encontras muito mais informação e actualizada sobre as nossas actividades, sitios de voo, ect.
Quando quiseres aparecer, por cá, contacta-me para que te possa ajudar no que for necessário, aconselho a quem nos quiser visitar faze-lo por altura do nosso festival anual, este ano será de 26 a 29 de Agosto, disponibilizamos uma "máquina humana" a tratar de toda a logistica inerente ao festival, recebemos todos os anos cerca de 100 pilotos de muitas nacionalidades e vive-se um ambiente verdadeiramente festivaleiro, sem competições, sem stress, com muita festa, muito voo e sem qualquer objectivo monetário (gostamos de deixar bem claro).
Na pagina do clube tens os nossos contactos.
O meu contacto:
José António Câmara
jaacamara@gmail.com
Abraço

Junie disse...

Oi José Antonio,
Iremos pelo email então, trocando idéia e impressões sobre a vela, sempre que eu tiver novas no notícias do brinquedo. A medida que for voando, certamente outras impressões irão surgir e terei prazer em as repassar ao amigo.
Estou realmente impressionado com a beleza da "tua" ilha. Lindo lugar! Abraços
Junie

Dornelas disse...

Junie, camarada...

Tá virando doutor no assunto, hein!? Estou distante de casa e longe do vôo, mas estou de olho em tudo e ansioso pelo retorno (ano que vem se Deus quiser).

Muito transparente a sua análise e vou considerá-la por inteiro neste fim de ano quando estarei alçando novos vôos com vela nova.

Parabéns e abrigado pelas dicas.

Abraço e "selva".