"...Num sentido mais amplo, a causalidade ou determinação de um fenômeno é a maneira específica na qual os eventos se relacionam e surgem. Apreender a causalidade de um fenômeno é apreender sua inteligibilidade."
Então tá.
Liberdade, como um valor, pressupõe o conhecimento de que nenhuma ação na vida é livre de seus efeitos. Não existe reação sem uma ação anterior. Nao existe efeito sem uma causa que o preceda. Isso independe do que queremos ou achamos. É uma Lei natural da vida e quem a desconhece não sabe o que é liberdade.
Viver livre (e voar livre também) não significa dizer que estamos imunes aos efeitos de nossas próprias ações. Evocar a liberdade para supor que podemos fazer algo sem que soframos o efeito de nossa ação é absolutamente contrário a naturalidade das coisas e seres. Os que a evocam, são em regra, os que menos idéia fazem do que é ser livre. Confundem liberdade com irresponsabilidade, como se possível fosse não ser responsável pela própria vida. Confundem ser livre com a ilusão de que podem subverter a ordem e o funcionamento do universo todo ao prazer de seus caprichos e vontades.
Nesse momento em que no voo livre e na vida em geral se multiplicam ações que subvertem o valor da liberdade e a delícia de ser livre, permito-me conclamar aos amigos que, como eu conseguem vez ou outra vislumbrar a liberdade, a não se deixarem levar pelas distorções que muitos tentam fantasiar e dar as cores da liberdade. São atormentados que infelizmente ainda não vislumbraram a plenitude de ser livre. Certamente sofrem muito com seus enganos e apesar da roupagem dita "normal" ou corriqueira de suas ações, essas não deixam na essência de representar uma aberração contrária a lógica.
Sejamos o exemplo de liberdade, vivendo com independência moral , emocional e espiritual. Sejamos livres ao nos bastarmos e nos conhecermos o bastante para evitar essas armadilhas.
Um comentário:
Perfeito!!!!!
Postar um comentário